Ajuda de custo home office: o que é e como otimizar esse cálculo?
Com o aumento do trabalho remoto, as empresas tiveram de arcar com a ajuda de custo home office, já que o colaborador estava gastando muito mais energia elétrica, por exemplo, do que quando trabalhava presencial. Outro ponto é que esse auxílio também implica na troca do vale-transporte, não mais necessário nesse regime.
De acordo com a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, 46% de empresas brasileiras aderiram ao home office.
Os gestores precisam criar uma política justa para calcular a ajuda de custo home office de acordo com a legislação. Na CLT, conforme o art. 2º, o empregador tem a obrigação de custear as despesas do seu negócio, mesmo quando ele acontece de forma remota.
No blog de hoje, explicaremos o que é essa ajuda de custo e como otimizar o cálculo.
Veja também: Como contabilizar ajuda de custo?
O que é ajuda de custo home office?
Ajuda de custo home office é um benefício que custeia parte dos gastos dos colaboradores quando trabalham de forma remota. Internet, energia e infraestrutura fazem parte do reembolso que a empresa realiza para o trabalhador.
Esse auxílio serve para que o colaborador tenha condições de exercer a mesma função presencial dentro de sua própria casa.
Como calcular ajuda de custo home office?
Existem diversas maneiras de calcular a ajuda de custo home office. Por isso, separamos algumas delas para que você saiba por onde começar a organizar esse benefício.
Despesas com energia
O consumo de eletricidade pode ser calculada pelos seguintes tópicos:
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identificar a potência dos aparelhos utilizados em watts (W)
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dividir o valor dos watts por 1000 para chegar ao valor em quilowatts (kW)
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multiplicar o valor encontrado em kW pelas horas em que o aparelho fica ligado e depois pelos dias do mês
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multiplicar o valor encontrado pelo valor cobrado do kWh cobrado pela empresa de energia
Despesas com internet
Para despesas com internet móvel, calcula-se com base no consumo médio das tarefas realizadas pelo smartphone. Já para internet fixa, é dividido o valor fixo da contratação pelos dias trabalhados do colaborador.
Despesas com telefone
As despesas com o telefone são contabilizadas de uma maneira simples: mostrando a conta do telefone e quanto custou cada ligação.
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