Gerenciamento de custos: 4 dicas para otimização de recursos!
Neste período desafiador, o gerenciamento de custos é um importante aliado das organizações para darem continuidade às suas operações com inteligência de negócios e previsibilidade de despesas. Nesse sentido, de acordo com a Accenture, a tecnologia de gerenciamento de custos pode ser uma das medidas eficazes para diminuir o impacto da crise nas finanças e superar as incertezas provocadas pela COVID-19 nas empresas.
Segundo estudo da Delloite, investir em tecnologia de gerenciamento de custos também é essencial para as organizações tomarem medidas práticas com agilidade e eficiência, como:
-
Transformação estratégica de custos
-
Reestruturação financeira
-
Simulação de cenários e impactos financeiros
-
Otimização do capital de giro
-
Planejamento orçamentário
-
Gestão de riscos de liquidez, crédito e mercado
-
Benefícios fiscais e alternativas tributárias
-
Plano de contingência
Diante disso, preparamos esse conteúdo com as principais práticas para melhorar o controle e a utilização dos recursos da sua organização de maneira eficiente. Confira!
Leia também: Conheça o que diz a lei sobre reembolsos de despesas corporativas
Coloque em prática 4 dicas sobre gerenciamento de custos para otimização de recursos do seu negócios!
Planejamento
A primeira etapa para o sucesso do gerenciamento de custos é o planejamento. Para isso, é preciso elencar todos as despesas e receitas da organização, como serviços contratados, salários dos profissionais, custo por departamento, contratos em vigor, valores a receber, entre outros. Uma das vantagens desta etapa de planejamento é determinar uma linha sólida no que se refere à política de gastos corporativos, metodologia para contratação de profissionais e serviços, equipamentos e tecnologias.
Estimativa de custos
O próximo passo é elaborar a estimativa de custos, em que é possível avaliar cada uma dessas despesas e identificar gargalos, oportunidades de otimização de recursos, diminuição e até corte de alguns custos que não sejam essenciais nesse momento. A partir do planejamento e da estimativa de custos, é possível obter os valores para venda de cada produto ou serviço.
Monitoramento
A etapa seguinte é realizar o monitoramento contínuo da gestão de custos para acompanhar a atualização constante do status. Assim, é possível identificar pontos de melhorias ou até atuar com agilidade no caso de algum problema para que não extrapole o limite de gastos estabelecido. Para isso, além do monitoramento, é preciso obter relatórios com rapidez e dados precisos e avaliações constantes.
Tecnologia
Por fim, para ter agilidade no planejamento, automação e otimização na estimativa de custos, monitorar as métricas em tempo real e ainda obter relatórios precisos para tomadas de decisões assertivas, a tecnologia é fundamental para o gerenciamento de custos. Um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, contribui em diversos aspectos para o controle financeiro de uma organização.
Leia mais: Sistema de controle de despesas: saiba como implementá-lo em sua empresa!
Conte com a SAP Concur
Como visto e até indicado pela Delloite e Accenture, a tecnologia deve ser a principal aliada das organizações para o gerenciamento de custos e inteligência de negócios neste período desafiador. Nesse sentido, o SAP Concur Expense pode fazer toda a diferença nos processos da sua empresa e colaborar para reduzir os custos corporativos em até 8%.
A plataforma de gestão de despesas da SAP Concur auxilia sua instituição de maneira prática, viabilizando o acompanhamento dos gastos e gerando relatórios completos, que permitem tomadas de decisões rápidas e estratégicas.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como o SAP Concur Expense pode ser um forte aliado do seu negócio.