Descubra 3 pilares da transformação digital no varejo
A transformação digital no varejo é o processo de adaptação do modelo de negócios de uma empresa à era digital. Não se trata apenas de usar tecnologias e dados digitais, trata-se de usá-los para criar novo valor para os clientes.
Além disso, a transformação digital não é um conceito novo, mas vem ganhando força nos últimos anos. O setor de varejo não é exceção a essa tendência.
As experiências personalizadas do cliente são o principal pilar da transformação digital. O setor de varejo é uma grande transformação. Da ascensão das compras on-line ao aumento das expectativas dos clientes por experiências personalizadas e perfeitas, as organizações de varejo enfrentam muitos novos desafios.
Os varejistas precisam mudar seu foco de apenas otimizar suas lojas e cadeias de suprimentos para também se tornarem provedores de serviços digitais. Para enfrentar esses desafios, os varejistas necessitam de novos conjuntos de habilidades, como análise de dados e experiência em marketing.
As lojas estão usando IA e aprendizado de máquina para criar experiências personalizadas para os clientes. Isso pode ser visto na maneira como os varejistas usaram dados de mídia social, CRM e outras fontes para criar uma experiência mais personalizada para o cliente.
A automação é outro pilar importante da transformação digital no varejo. Os varejistas estão usando a automação para tudo, desde gerenciamento de estoque até atendimento ao cliente. Isso pode ser visto na maneira como os varejistas criaram chatbots para lidar com solicitações de atendimento ao cliente ou armazéns automatizados onde os robôs fazem todo o trabalho pesado.
Neste artigo, exploraremos alguns dos principais pilares da transformação digital no varejo.
Quais são os pilares da transformação digital no varejo?
O varejo é uma transformação digital. Podemos ver isso através do aumento das compras online e do uso de dispositivos móveis. Para se manterem competitivas, essas empresas tiveram que mudar suas estratégias de marketing e seus modelos de negócios para atender às necessidades dos consumidores.
A transformação digital no varejo é uma tendência de longo prazo que vem se acelerando nos últimos anos. A tecnologia teve um grande impacto na maneira como os consumidores compram bens e serviços, e isso agora está influenciando a maneira como os varejistas operam.
Os varejistas estão usando tecnologias digitais para transformar a experiência do cliente, oferecendo mais conveniência, personalização e acessibilidade. Essas mudanças também estão tornando mais fácil para os varejistas reduzir custos, melhorar as margens e aumentar o volume de vendas.
À medida que mais pessoas compram produtos online, a necessidade de lojas físicas diminui. Por exemplo, a receita do Walmart com sua plataforma de comércio eletrônico cresceu 63% no último trimestre de 2017. Para se manter relevante neste setor e competir com outros varejistas online como a Amazon, o Walmart anunciou que fechará 63 lojas Sam's Club nos EUA em 11 de janeiro de 2018.
Conheça os pilares da transformação digital no varejo:
Pilar 1: Personalização: se trata da capacidade de tornar a resposta ainda mais personalizada ao cliente, lembrando as vendas das empresas familiares, para atrair e conquistar clientes.
Pilar 2: Automação: permite que os processos sejam mais rápidos e eficientes, sem perda da personalização. Os softwares economizam a ação humana permitindo que eles sejam mais criativos em outras áreas.
Pilar 3: Otimização: este último pilar consiste em tirar o máximo proveito do seu investimento.
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