Controle de Custos Corporativos
Sua empresa tem uma gestão estratégica de negócios? Coloque em prática em 8 passos
É normal que os gestores pensem em desenvolver práticas mais eficientes, inteligentes e coordenadas para as empresas, mas não saibam como colocar isso em prática. Por isso, a gestão estratégica de negócios tem um papel central nesse processo.
Afinal, esse gerenciamento estratégico envolve desde o planejamento e a elaboração de projetos até o acompanhamento das ações, processos e estratégias, análise dos resultados de acordo com as metas de negócios, revisão e ajuste das operações.
Com isso, é possível otimizar a gestão empresarial e tornar a empresa mais eficiente, contribuindo para aprimorar o planejamento, obter melhores resultados e alcançar o crescimento.
Vale destacar que a gestão estratégica de negócios deve abraçar todas as áreas da empresa, com sua metodologia sendo aplicada nos departamentos financeiro, administrativo, de vendas, RH, TI e outros. Ou seja, a ideia é englobar todos os processos internos que são relacionados com a estratégia e os objetivos do negócio.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
O que é gestão estratégica de negócios?
A gestão estratégica é um processo que envolve desde a formulação até a implementação e o monitoramento de estratégias de uma organização para atingir seus objetivos de longo prazo e alcançar alguma vantagem competitiva.
Ela é um componente essencial para conseguir um crescimento contínuo e sustentável em seu negócio. A sua implementação é segmentada em diversas etapas, compreendendo desde o momento de planejamento até o acompanhamento dos resultados que essa abordagem trouxe para a corporação.
Não existe um momento adequado para implementar essa metodologia, tendo em vista que é um processo contínuo e correlacionado com as atividades da sua empresa. Idealmente, essa abordagem deve ser feita desde o início da sua organização e permanecer em toda a existência do negócio.
Entretanto, é comum que ela seja ajustada ao longo do caminho, tendo em vista as mudanças no mercado, o surgimento de novos produtos, o aumento na concorrência e as alterações no padrão de consumo do público.
Como implementar a gestão estratégica de negócios?
A implementação de uma gestão estratégica envolve algumas etapas que contribuem para o sucesso desse processo em sua empresa. Veja, a seguir, quais os principais passos para trazer mais eficiência na incorporação dessa abordagem em seus projetos:
- planejamento: nesse momento, são criados a visão, a missão e os valores da empresa, determinando qual será o seu comportamento de longo prazo. Isso também contribui para nortear as ações e toda a tomada de decisão do negócio;
- análise: essa é a etapa responsável por avaliar fatores internos e externos para identificar as condições atuais. Ela envolve a listagem dos recursos, capacidades e competências da empresa, assim como o próprio mercado, os concorrentes, as novas tendências e as oportunidades disponíveis;
- criação das estratégias: após levantar os dados na etapa anterior, é importante utilizá-los, para identificar em qual segmento de mercado atuar, como se diferenciar da concorrência, como criar produtos e expandir seus mercados;
- monitoramento: após colocar suas ideias em prática, é hora de monitorar o progresso por meio de indicadores de desempenho, avaliações da equipe e dos próprios consumidores.
Quais os principais benefícios da gestão estratégica de negócios?
Na prática, os principais impactos positivos são tornar a empresa mais lucrativa e bem-sucedida. Mas, além de conquistar esses resultados, é possível atingir outras inúmeras vantagens com a implementação de uma gestão estratégica de negócios adequada, por exemplo:
- padronização e otimização de processos;
- planejamento mais assertivo das ações;
- ganho de tempo e maior produtividade;
- redução de custos;
- melhora da alocação de recursos e investimentos;
- análise dos problemas internos;
- identificação de oportunidades;
- melhor controle e visibilidade dos processos e estratégias;
- adesão de tecnologias e inovações que vão ajudar nas operações e gestão;
- digitalização e modernização da empresa, tornando o negócio mais inteligente.
Tudo isso permite que os gestores tenham dados completos sobre os diferentes setores e possam tomar decisões embasadas. Como consequência, você consegue garantir maior competitividade frente ao mercado.
Quais os 8 passos para desenvolver uma gestão estratégica de negócios?
Para alcançar todos os objetivos de uma corporação, é fundamental começar a implementação da gestão estratégica. Veja, a seguir, quais os principais passos para criar uma gestão de sucesso.
1. Definir a visão
Em primeiro lugar, é preciso entender a visão da empresa para o futuro com o objetivo de direcionar as atividades, estratégias e planejamentos, de olho no posicionamento de mercado e com foco nos clientes.
Tal cuidado faz com que sua empresa tenha características únicas e saiba exatamente como será seu posicionamento no longo prazo. Isso é importante desde a comunicação da empresa com o público até a determinação de metas e objetivos corporativos.
2. Analisar o ambiente
A gestão estratégica exige que sua empresa compreenda qual o ambiente em que ela está inserida para identificar oportunidades e ameaças que interferem no sucesso dos seus projetos.
Nesse momento, você consegue verificar o comportamento da concorrência, mudanças no comportamento do seu público, novas ferramentas que estão surgindo, mudanças em aspectos legais ou regulatórios, fatores de concorrência e demais tendências que afetam as próximas etapas do seu projeto.
3. Estruturar o planejamento da estratégia
A partir das informações coletadas acima, o responsável pela gestão estratégica pode analisar a situação atual da empresa, os problemas enfrentados, o que precisa ser mudado e os recursos necessários para atingir aquele objetivo de longo prazo. Com isso, é possível iniciar o planejamento da estratégia.
4. Implementar os processos e as operações
Depois de olhar para o macro com o planejamento, é hora de ir para o micro. Ou seja, a gestão estratégica de negócios deve delimitar os processos e operações eficientes, produtivos e adequados a cada setor e cada colaborador para realizar os projetos e/ou serviços com máxima qualidade, agilidade e economia.
5. Comunicar a estratégia e engajar a equipe
Com o desenho da estratégia, é importante que todas as ações, atividades e processos relacionados estejam claros para todos os colaboradores. Além disso, não se esqueça de comunicar tal planejamento e objetivos para todos, mostrando inclusive suas responsabilidades individuais para atingir a meta da organização.
Com essa transparência na comunicação, certamente, os colaboradores se sentirão mais envolvidos, engajados, comprometidos e motivados para alcançar os resultados, o que cria uma sólida cultura de participação.
6. Estabelecer os indicadores de desempenho
Não adianta ter todos os processos dentro da estratégia e não monitorar sua execução. Assim, você não saberá se deram certo ou não os esforços realizados. Por isso, é fundamental ter indicadores de desempenho para mensurar todas as atividades, tempo dedicado, esforços, produtividade e resultados.
Dessa forma, é possível enxergar se a empresa está no caminho certo ou se os gestores devem revisar os planos.
7. Avaliar as atividades da equipe e dar feedback
Do mesmo jeito que os indicadores de desempenho podem mostrar os resultados principais das estratégias estipuladas, eles também podem ajudar a acompanhar as atividades diárias executadas pela equipe. Desse modo, a gestão consegue se manter próxima das operações e dar um feedback para os colaboradores, identificando se tudo está ok e fazendo os ajustes e as correções necessárias.
8. Investir em tecnologias e inovação
Independentemente de quais sejam os objetivos na empresa, uma gestão realmente estratégica preza o uso de ferramentas que vão impulsionar os resultados.
Então, tanto para o controle de RH, TI e vendas quanto para a gestão financeira, de despesas dos colaboradores, de viagens corporativas e outras, as tecnologias são um investimento necessário para organizar a casa.
Por meio delas, é possível obter maior automação, eliminação de desperdícios, erros e atividades manuais, minimização de riscos, manutenção de despesas dentro dos limites e outros diversos benefícios.
Qual o papel da gestão estratégica de negócios na empresa?
A gestão estratégica da empresa desempenha um papel essencial, especialmente porque o aumento da concorrência exige que as corporações se tornem cada vez mais inteligentes em sua coordenação e decisão.
Nesse quesito, essa metodologia permite que você traga melhores dados para o planejamento, a implementação e a melhoria de diversas estratégias dentro do seu projeto. Assim, é possível alinhar recursos e atividades da organização com os seus objetivos de longo prazo, alcançando uma posição de vantagem competitiva que destaca sua marca das demais.
Como a SAP Concur pode ajudar na gestão estratégica de negócios?
Como falamos, são diversas as soluções que podem e devem ser adotadas pelas empresas de olho na gestão estratégica, nos resultados alcançados e no retorno do investimento. Nesse sentido, o SAP Concur é uma ferramenta indispensável para o seu negócio.
Com o controle completo das despesas e viagens corporativas, por meio do SAP Concur Travel & Expense, facilitamos os processos de prestação de contas e reembolsos, garantindo maior economia, cumprimento das políticas internas e maior visibilidade financeira.
Viu como é importante investir em uma boa gestão estratégica de negócios? Ao contar com esse tipo de melhoria, sua organização ganha mais eficiência e dinamismo em mercados que se tornam cada vez mais competitivos. Portanto, não deixe de contar com ferramentas que colaboram com o desenvolvimento do seu negócio.
Quer saber como enxugar o orçamento da sua empresa? Então, leia mais um de nossos posts e descubra quais as melhores estratégias para a gestão de custos!