Como promover a diversidade nas empresas? Aprenda 10 passos
As diversidades existem desde que o mundo é mundo. Sejam elas de cultura, etnia, cor, raça, promover as diferenças no ambiente de trabalho é um dos maiores resultados de inovação e novas ideias.
Promover a diversidade nas empresas é saber que colaboradores com características diferentes complementam ideais de sucesso e trazem novas experiências por conta de suas vivências e individualidades como seres humanos. O ponto principal dessa ação é a mudança na cultura organizacional da instituição, promovendo a adesão de caminhos inovadores, com inclusão, onde todos os colaboradores tenham acesso às mesmas oportunidades.
Para comprovar essa ideia, um estudo da Boston Consulting Group (BCG) mostrou que as corporações que contam com uma equipe de gestores heterogênea têm uma receita 19% maior. Mas, não é só de lucratividade que deve-se falar, e sim do enriquecimento corporativo como um todo.
De acordo com a PwC, embora apenas uma pequena porcentagem das lideranças de negócios (10%) acredite que não está informando os empregados regularmente sobre diversidade e inclusão, os empregados (17%), profissionais de RH (19%) e coordenadores de D&I (17%) tendem quase duas vezes mais a pensar o oposto disso. Da mesma forma, 63% das lideranças empresariais – em comparação com 42% dos empregados – acreditam que suas organizações fornecem informações regularmente sobre a diversidade de empregados e equipes de liderança.
Ainda nessa mesma pesquisa acima, 31% das lideranças de negócios acreditam que suas organizações usam os grupos de afinidade para estratégias empresariais, em comparação com cerca de 20% dos coordenadores de D&I e profissionais de RH. Quando políticas de inclusão são inseridas na rotina empresarial, bons resultados como engajamento, motivação, respeito, inovação, saúde mental, criatividade e produtividade são vistos mais rapidamente e, como consequência, a redução de turnover e evolução da vantagem competitiva no mercado.
É claro que esse assunto é um pouco urgente no mundo corporativo. Mas, ele necessita de paciência para ser bem implementado, pois envolve transformações no planejamento tradicional, principalmente de empresas mais antigas. É preciso, primeiramente, compreender e discutir as estratégias para a promoção da diversidade no ambiente de trabalho.
O trabalho do gestor deve ser de defender as ideias para promover a diversidade nas empresas e garantir que as políticas corporativas sejam realmente implementadas para garantir a inclusão e o engajamento dos colaboradores.
No blog de hoje, aprenda 10 passos para promover a diversidade nas empresas. Confira!
Como promover a diversidade nas empresas? Aprenda 10 passos
Como visto no tópico anterior, promover a diversidade nas empresas requer planejamento e paciência para que as vantagens agreguem tanto para os colaboradores quanto para o sucesso institucional.
Dentro da organização, é preciso garantir a igualdade em todos os sentidos: oportunidades, salários, crescimento. Assegurar esse tipo de segurança proporciona o bem-estar mental, físico e permite que os colaboradores se sintam parte da empresa, do seu sucesso e também fortalecidos em quem eles são.
Um outro passo importante é realizar treinamentos que eduquem a cultura organizacional da importância de promover a diversidade nas empresas. Conversas, trocas e palestras precisam mostrar como um ambiente diverso agrega para a evolução de todos. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na gestão dessa ação:
1- Colete informações
A primeira forma de começar a promover a diversidade nas empresas é realizar uma análise detalhada sobre a organização e, principalmente, qual é o nível de diversidade atual. Lembrando que idade, formação e orientação sexual também entram como inclusão. Para isso, conte com a ajuda do setor de RH para auxiliar na compreensão das razões para a contratação de cada colaborador já existente e o que pode ser feito de ação para ampliar a diversidade na equipe.
2- Identifique o que atrapalha a implantação da diversidade
Antes mesmo de implementar essa ação, é preciso identificar quais os pontos no ambiente corporativo que impedem a promoção da diversidade. Para que isso seja bem avaliado, o RH pode auxiliar na análise.
3- Defina os objetivos da empresa
Os objetivos empresariais são uma peça fundamental para promover a diversidade nas empresas, já que as características de cada colaborador é o que move a organização em busca da evolução. Uma equipe diversa com ideias novas contribui, por exemplo, para a criação de novos produtos com conceitos disruptivos. Dessa forma, podemos concluir que um time heterogêneo nem sempre consegue resultados esperados por possuírem concepções em comum.
4- Busque apoio interno
Os CEO’s da empresa necessitam dar suporte para que essas transformações aconteçam. Promover diversidade nas empresas sem a ajuda deles se torna um desafio quase impossível, já que eles são responsáveis pela cultura organizacional. Uma boa ideia é começar com um diálogo aberto sobre as vantagens dessa ação e qual o papel dos líderes na implantação no ambiente de trabalho.
5- Implemente as iniciativas
Listar as novas transformações para promover a diversidade nas empresas ajuda a compreender melhor quais as primeiras iniciativas. O RH pode começar um recrutamento e seleção mais diversificado, os gestores com eventos que conscientizem os benefícios do ambiente corporativo inclusivo, entre outras. Investir em comunicação interna estimula e valoriza o respeito às diferenças.
6- Adapte os processos seletivos
Como citamos acima, o RH é uma área muito importante quando se fala em promover a diversidade nas empresas. Esse setor deve começar a implantar estratégias para selecionar colaboradores de diferentes orientações sexuais, culturas, cores. A estruturação dos processos de recrutamento e seleção precisam fugir das metodologias tradicionais.
7- Prepare o ambiente corporativo
Além das contratações diversas, o ambiente de trabalho deve estar preparado para receber essa transformação. Um bom exemplo é a adaptabilidade para colaboradores com deficiência. Outro ponto é a recepção desses novos profissionais que desejam ser integrados ao time já existente. Rodas de conversa são um bom começo para que a equipe se conheça melhor e a diversidade realmente praticada na organização.
8- Meça os resultados
Medir e avaliar os resultados fazem parte de qualquer ação voltada para a otimização do ambiente corporativo. Por fim, depois de realizar com excelência todos os passos acima, chegou a hora de reunir dados sobre o aumento da representatividade, retenção de talentos, aumento do desempenho e novas ideias. O crucial da avaliação é mostrar os benefícios da implantação para toda a instituição. Dessa forma, todos ficam sabendo das melhorias e se unem para que as consequências sejam cada vez mais positivas.
9- Faça ajustes necessários
O último passo é, depois da avaliação, realizar os ajustes necessários no processo de promover a diversidade nas empresas. É preciso revisar constantemente em busca da otimização e aumento dos indicadores de desempenho. A SAP Concur apoia a cultura da diversidade e se destaca por oferecer iniciativas consistentes e com forte engajamento interno, o que demonstra maturidade em todos os processos associado a uma governança voltada para o tema.
Além disso, a SAP Concur Brasil ainda tem o desafio de manter uma rede de profissionais focada em promover a diversidade na companhia e ainda dar o exemplo sobre como promover a diversidade nas empresas.
Leia também: 10 dicas de desenvolvimento de liderança
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