Por que contratar um gestor de viagens corporativas?
As viagens corporativas são de extrema importância para o turismo e para as organizações. São aquelas viagens realizadas pelos funcionários em nome da instituição.
Essas viagens ocorrem em situações em que a organização se inscreve em feiras, cursos presenciais, congressos ou até mesmo visitas a clientes estratégicos que precisam do contato direto para o fechamento de vendas.
Muitas vezes, as viagens corporativas são encaradas como despesas, mas é através delas que se torna possível identificar perfil e dores dos clientes, estreitar relações com fornecedores e o fechamento de diversos negócios.
Assim, entendemos que as viagens corporativas são fundamentais para gerar maior lucratividade e ter uma visão ampla dos negócios de uma empresa.
Em muitas instituições o número de pessoas e a frequência que essas viagens ocorrem são altas, e as despesas com essas viagens chegam a ser a segunda maior despesa da organização, ficando atrás apenas da folha de pagamento dos colaboradores.
Esses gastos quando não são gerenciados da maneira correta, podem trazer prejuízos, mesmo que o sucesso do fechamento de um negócio tenha ocorrido.
E, aí, está o desafio: a necessidade de reduzir custos com as viagens corporativas para adequar ao orçamento, organizar viagens econômicas, porém produtivas.
E é nesse contexto que entra o gestor de viagens corporativas, peça-chave nesse processo de gestão de viagens.
Vamos discutir mais sobre o papel desse profissional ao longo deste texto. Confira!
Qual a função do gestor de viagens corporativas?
O gestor de viagens corporativas, ou o travel manager, é o profissional responsável por organizar as viagens dentro das empresas, além de gerenciar despesas, cuidar de imprevistos e ficar atento sempre às novidades e notícias do mundo de viagens.
Engana-se quem acredita que o gestor de viagens seja um profissional apenas operacional, pois nos dias de hoje seu perfil é muito mais analítico.
Com o cenário que estamos vivendo, que sofre com constantes mudanças tecnológicas, o travel manager vem se tornando uma figura cada vez mais estratégica.
Aquele papel que antes era de controlar pagamentos, solicitar reembolsos ou apenas gerenciar viagens tornou-se um processo automatizado.
Hoje, o gestor de viagens está muito mais focado em melhorar a experiência do viajante corporativo, negociar diretamente com fornecedores, fechar acordos e contratos, cuidar de pesquisas de satisfação, controlar, revisar e analisar resultados e relatórios.
Ou seja, ele precisa analisar dados, interpretá-los e realizar planos de ações que beneficiem a empresa, seja na economia ou na satisfação do usuário. É seu papel pensar de forma estratégica na viagem, para que ela saia de acordo com as necessidades de cada viajante.
E em alguns cenários de crise, ele ainda possui a necessidade de reduzir custos com as viagens corporativas. Por isso, a importância de ter um perfil analítico com boa interpretação de dados e números.
O gestor de viagens precisa também estar atento às metas e ao orçamento da organização. É ele quem controla, acompanha e busca a redução dos gastos que envolvem as despesas das viagens corporativas, sem esquecer da segurança e conforto do viajante.
Independente da área em que a gestão de viagens corporativas está inserida na empresa, seja no RH, na área financeira, compras, etc. O gestor de viagens é responsável por implementar o programa de viagens corporativas e fazer sua gestão.
Em modo geral, esse profissional possui diversas atividades e ações estratégicas para a organização. Confira algumas delas:
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Saber gerir e controlar todos os processos de viagens corporativas;
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Entender sobre o cenário do mercado em que atua;
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Fazer com que as viagens aconteçam da forma mais segura e confortável possível;
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Compreender o orçamento da empresa e trabalhar para manter-se dentro ou, se possível, reduzir os gastos;
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Conhecer tecnologias disponíveis no mercado para facilitar o processo, tornando-o mais prático e otimizado;
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Tomar as atitudes necessárias para o cumprimento da política de reembolsos, adiantamentos e da viagem como um todo;
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Mensurar e analisar os pontos de melhoria dos relatórios gerenciais;
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Manter e procurar novos fornecedores de viagens e de transporte
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Acompanhar reservas e emissões de passagens aéreas;
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Acompanhar e realizar reservas em hotéis;
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Providenciar serviços de mobilidade urbana para os colaboradores;
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Trazer melhorias na experiência do viajante corporativo;
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Analisar dados para uma gestão mais eficiente.
Vamos falar mais detalhadamente de algumas atividades do gestor de viagens a seguir.
Fazer o planejamento das viagens corporativas
Antes de realizar qualquer viagem, é necessário fazer diversas pesquisas de hotéis, estadias e transportes para que seja encontrado os melhores preços e condições de pagamento, colaborando para que a viagem corporativa saia dentro do orçamento esperado.
Todo esse processo de pesquisa faz parte do planejamento e cuidado que o gestor de viagem precisa ter para atender todas as necessidades do viajante e da empresa. E, claro, atingir a expectativa de todos.
Para ter um bom planejamento é essencial ter algumas informações como: o destino, quando será a viagem, quantos funcionários vão participar e qual o orçamento destinado para o planejamento dessa viagem.
As viagens planejadas e organizadas com antecedência podem evitar que imprevistos ocorram com os colaboradores envolvidos, além de permitir que a empresa tenha maior prazo de negociações com fornecedores.
Ao executar essa etapa com eficiência a organização pode ter sucesso em seus objetivos, além de economizar com a contratação de serviços.
Controle de custos
Um dos grandes desafios que todo gestor de viagens precisa lidar em seu dia a dia são os controles de custos. Ou seja, realizar mais com menos. Em todo o processo de gerenciamento de uma viagem corporativa, o gestor de viagens precisa encontrar as ofertas mais vantajosas, com base no orçamento que a empresa possui.
E isso, nem sempre é uma tarefa fácil, o que requer criatividade e jogo de cintura do profissional, pois, o travel manager precisa garantir que o custo seja o mais econômico possível. E, para que isso aconteça, o gestor de viagem precisa entender o perfil da demanda, a disponibilidade dos serviços com boas negociações, monitorar as boas oportunidades e seguir à risca as políticas de viagens corporativas.
Política de viagens corporativas
Para que uma viagem corporativa seja organizada com êxito, é preciso que a empresa elabore uma política de viagens que torne padrão determinados pontos, tornando muitos processos simples e até automatizados.
A política de viagens nada mais é que um conjunto de normas que servem para nortear todas as etapas envolvidas na organização de uma viagem corporativa.
Elas possuem diversas vantagens como:
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Controlar despesas
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Menor tempo gasto com processos operacionais
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Maior qualidade nos serviços prestados durante a viagem
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Objetivos mais alinhadas com a cultura da empresa
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Detalhamento sobre a responsabilidade do viajante
A política de viagens corporativas é importante, pois ela auxilia na saúde financeira da empresa como um guia para a boa gestão de custos e despesas.
Este documento, além de auxiliar na redução dos custos, serve para providenciar viagens de qualidade aos colaboradores - sem que extrapole o orçamento, a padronização de procedimentos e o alcance das metas e objetivos da viagem corporativa.
Na prática, a política de viagens corporativas não precisa resultar em um documento extenso e complexo, ela precisa ser apenas clara e abordar todos os mínimos detalhes.
O gestor de viagens corporativas, portanto, deve incluir na política de viagens previsões acerca dos mais variados cenários, diminuindo assim as chances de conflitos, imprevistos e interpretações errôneas por parte dos colaboradores da instituição.
O profissional precisa que a política de viagens da empresa seja conhecida pelos funcionários e, claro, respeitada.
Uso de tecnologias
A tecnologia e a boa comunicação podem facilitar muito o dia a dia do gestor de viagens corporativas, como os sistemas de gestão de despesas que podem ajudar a empresa a economizar e reduzir custos.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas plataformas on-line que oferecem diversas possibilidades de se obter os melhores preços na compra de passagens aéreas, providenciar o aluguel de veículos ou reservar hospedagens. Para isso, basta informar sua necessidade para fazer a comparação automática de preços e condições oferecidas por diversas empresas.
Além de trazer benefícios, o uso de tecnologias torna o serviço do gestor de viagens mais fácil e ágil.
Por isso, o gestor de viagens precisa ter conhecimento em tecnologias que possam inovar e auxiliar os processos, facilitar a execução do trabalho, e oferecer praticidade.
A análise de relatórios
Como comentamos no começo desse texto, o profissional de gestão de viagens precisa ter um perfil analítico, pois ele lida com números e dados, ou seja, ele analisa diversas informações para tomar decisões a respeito de viagens futuras.
Nesses relatórios é possível conferir alguns dados como:
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quais foram as despesas ocasionadas pela viagem;
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em que exatamente o dinheiro foi empregado;
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quanto foi possível economizar;
Diante disso, fica claro que não ter o controle sobre os gastos de uma viagem corporativa, pode gerar impactos negativos e comprometer o budget da empresa. Portanto, os relatórios de despesas são de extrema importância para ter êxito no dia a dia do gerenciamento das viagens corporativas.
Dúvidas sobre viagens corporativas
É normal que haja dúvidas sobre o processo de gestão de viagens corporativas, seja na própria gestão ou dos colaboradores que precisam viajar. Por isso, separamos as principais dúvidas que podem te nortear sobre o tema. Saiba mais a seguir.
Veja também: Como contabilizar ajuda de custo?
Viagem a trabalho custeada como recompensa. É possível?
Como discutimos neste texto, as viagens corporativas estão ligadas às atividades empresariais, ou seja, possui objetivos diferentes das viagens de recompensas que são oferecidas ao trabalhador como bonificações e premiações.
Quando o empregado realiza uma viagem que ganhou da empresa, alguns pontos precisam estar claros, como: quais custos estão inclusos nesta bonificação e quais são de responsabilidade do empregado.
Em uma viagem de recompensa, a empresa pode oferecer apenas as passagens, passagens + hospedagem ou um pacote inteiro.
Viagens corporativas valem como horas extras?
Essa é uma dúvida muito recorrente dos colaboradores e que provavelmente o gestor de viagens precisa esclarecer com frequência. Por isso, é preciso deixar claro sobre como funciona o banco de horas e/ou horas extras em viagens corporativas.
Eu preciso bater o ponto? O colaborador pode realizar atividades que ultrapassam sua jornada de trabalho? Como é pago as horas trabalhadas a mais?
Para que não haja dúvidas sobre a carga horária do trabalhador, é importante que haja o controle de horas remotamente. Dessa maneira, o colaborador consegue cadastrar as horas trabalhadas, para que assim seja contabilizada as horas extras. Mas, tudo isso deve ser acordado antes.
Agora, o deslocamento em viagens a trabalho, pode ser considerado como a disponibilidade que o colaborador disponibiliza à empresa, ou seja, conta como horas trabalhadas, sendo pagas com remuneração ou folgas.
O que será reembolsado na viagem corporativa?
Custos como passagens, hospedagens e locação de veículos, são deveres da empresa. Já os custos durante a viagem, como alimentação ou deslocamento, são despesas que cada organização define em sua política de viagens se são custos reembolsáveis ou não.
Não é obrigação da empresa cobrir custos como aquisição de bens e outros itens que não fazem parte da proposta da viagem, por exemplo.
Conclusão
O gestor de viagens é de extrema importância em empresas que realizam viagens corporativas com frequência. O papel desse profissional visa organizar, gerenciar e controlar todos os custos que essas viagens proporcionam às empresas.
As viagens corporativas podem ser consideradas grandes despesas para as organizações, por isso, o gestor de viagens possui o papel fundamental de atingir as necessidades da organização dentro do orçamento estimado, assim como proporcionar viagens de qualidade aos colaboradores.
Para ter êxito na gestão de viagens corporativas, você precisa:
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Ter uma política de viagens estruturada;
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Criar padrões seja com e-mails ou até check-list de processos;
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Automatizar tudo que for possível;
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Analisar os dados;
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E gerenciar todos os custos envolvidos.
Como vocês perceberam, a gestão de viagens é um tema amplo que envolve várias questões. Esperamos que o artigo tenha ajudado o seu entendimento sobre o assunto!
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