Plano de negócios: 5 etapas para o sucesso da sua empresa farmacêutica
A crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 colocou a indústria farmacêutica sob grande tensão. E as empresas que não possuíam um plano de negócios para enfrentar com inteligência os desafios que surgiram com o vírus, tiveram de encarar inúmeros imprevistos. Isso porque, devido ao isolamento social, Índia e China, que são os maiores fornecedores mundiais de insumos para produtos farmacêuticos, tiveram redução de jornada de trabalho, afetando todos os processos de importação. Nesse sentido, de acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), em 2020, o Brasil correu o risco de desabastecimento de insumos para produção de medicamentos em razão da redução de jornada de trabalho e dos altos preços de frete que subiram com a pandemia. Portanto, é necessário elaborar um bom planejamento estratégico para o ano de 2021 e se preparar para imprevistos. Com uma ampla visão dos negócios, é possível obter previsibilidade de receitas e despesas.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é um conjunto de informações básicas sobre o próprio negócio que define de forma clara e objetiva quais produtos serão oferecidos, qual é o formato de empreendimento mais adequado, qual será o modelo de operação, como será a logística, entre outros. É simplesmente colocar no papel todas as estratégias, processos e forma de atuação de um negócio.
Quais são as principais etapas de um plano de negócio?
O plano de negócios permite que o empreendedor tome decisões com muito mais facilidade. Mas, para elaborar um plano eficiente, é necessário estar atento às notícias e tendências da indústria farmacêutica. Seja para abrir novas unidades ou otimizar as que já existem, sempre procure se informar sobre o segmento farmacêutico e tome as decisões com base em dados precisos.
Confira a seguir os passos necessários para se montar um bom plano estratégico:
1. Características do negócio
Defina de forma detalhada o modelo do negócio, o mercado a qual pertence, em qual patamar encontra-se o negócio atualmente e quais são os objetivos e metas a serem alcançados.
Leia também: Como criar um plano de negócios para sua empresa
2. Quais os principais produtos ou serviços
Descreva tudo o que vai ser oferecido na loja: produtos, categorias, mercado de atuação e ações que são desenvolvidas empresa, promoções e descontos. Fornecer essas informações pode atrair investimentos de marketing por parte dos fornecedores.
3. Quem serão seus principais clientes
Inclua no plano de negócios quem é o público principal da organização, ou seja, quem realiza mais compras. Essas informações são fundamentais para que fornecedores e parceiros comerciais entendam o tamanho da empresa, seus potenciais de crescimento e ofereçam boas condições de compra e divulgação.
4. Gestão de fornecedores
Mantenha o plano logístico em dia. Liste seus fornecedores, os produtos que cada um fornece, os preços das mercadorias e as condições de entrega. Manter uma boa gestão dos fornecedores permite que o empresário enxergue de forma clara quem está atendendo bem e quem não está, além de ficar de olho no ajuste de preços.
5. Previsão de faturamento
O controle de custos é um fator importante no plano de negócios. É muito importante que seja feito um registro mensal de todos os gastos e vendas para que seja possível desenvolver um plano financeiro eficiente e assim possibilitar a previsão do faturamento. E com a previsão do faturamento em mãos, já é possível pensar em melhorias ou estratégias de marketing para aumentar as vendas no mês seguinte.
6. Invista em tecnologia (sistema de gestão de despesas)
E o melhor modo de controlar as despesas de forma eficiente e prática é investindo em tecnologia. Manter o controle financeiro da empresa em planilhas do excel é algo extremamente arriscado. Isso porque, a inserção manual dos dados está sujeita a erros, além de demandar muito tempo. Invista em um sistema de gestão de despesas que apoia o plano de negócios com automação de processos, métricas em tempo real, inteligência artificial e relatórios automatizados e precisos.
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