Planejamento estratégico de negócio: como desenvolver em 6 passos
Apesar de básico, o planejamento estratégico de negócio é fundamental para que a empresa alcance o tão sonhado sucesso no mundo corporativo. Saber onde se quer chegar é imprescindível e com um horizonte bem definido desde o início da jornada se torna mais fácil.
Como planejar é a essência da gestão, o planejamento estratégico de negócio tem que fazer parte do dia a dia de todas as empresas. Ao traçar o planejamento, a empresa pode estipular metas e objetivos, definir ações para atingi-los, monitorar indicadores, antecipar problemas e visualizar seu progresso a fim de obter melhores resultados e continuar um processo de melhoria contínua.
Qual a finalidade do planejamento estratégico de negócio?
Ao elaborar um planejamento estratégico de negócio claro e eficiente, a empresa consegue aumentar a competitividade no mercado e ainda alçar novos voos de crescimento. Afinal, ao estipular metas e traçar planos para o futuro dos negócios, é possível mapear também possíveis obstáculos e problemas. O que facilita para a gestão lidar com tais adversidades pelo caminho. Isso serve não apenas para o gerenciamento financeiro, mas também para os demais setores da organização. Ou seja, na prática, ter um planejamento estratégico de negócio ajuda a empresa a entender em qual cenário está inserida, estudando o mercado, a concorrência e a operação interna, englobando todas as áreas. Dessa forma, fica claro que o plano pode e deve ser usado em qualquer fase da companhia: desde a abertura do negócio e o decorrer do dia a dia até a sua expansão.
Benefícios do planejamento estratégico de negócio
Um planejamento estratégico de negócio bem elaborado e com metas definidas claramente pode gerar inúmeros benefícios para a empresa, como por exemplo:
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Aumento das vendas e consequentes lucros maiores;
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Otimização da gestão financeira e redução dos custos;
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Estabelecimento de vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
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Atração e fidelização dos clientes;
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Melhoria da imagem e reputação da empresa.
Passo a passo para montar o planejamento Agora que você já sabe qual a importância do planejamento e quais são os benefícios gerados pela sua implementação, veja 6 passos para ter um plano eficiente e conciso.
Diagnóstico da empresa: o primeiro passo é identificar como está a situação da empresa para entender pontos como posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores e outros fatores.
Definição de objetivos: com o perfil traçado, é hora de escolher quais são os objetivos a serem alcançados. Priorize metas realizáveis e determine um prazo para alcançar tais pontos.
Ações e estratégias: crie ações e estratégias para conquistar os objetivos definidos. Vale a pena avaliar as melhores práticas usadas no mercado para atingir tais metas.
Métricas de desempenho: ter parâmetros para saber se as ações pensadas estão sendo bem executadas é primordial para entender se a empresa está no caminho certo. Opte por métricas que possam mensurar cada meta estabelecida.
Cronograma: definir qual o período de execução de cada ação ajuda no entendimento do planejamento estratégico de negócio como um todo e mostra qual o tempo a ser gasto com cada ação.
Avaliação e revisão: o planejamento estratégico de negócio é um documento vivo e independente. Por isso, precisa ser avaliado e revisado periodicamente para se analisar a efetividade de seu cumprimento.
Como a SAP Concur pode ajudar?
A tecnologia é peça fundamental para quem está em busca de informações sobre um planejamento estratégico de negócio. O SAP Concur, por exemplo, é uma plataforma que auxilia as empresas a tomarem melhores decisões de negócios. Por meio do SAP Concur Expense, que é um software de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, é possível promover automação de processos, mobilidade com acesso por qualquer dispositivo e inteligência de dados, para gerar análises detalhadas dos custos.
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