“Trazer inovação”: O Que Os Líderes do Setor Dizem Sobre a Retomada Das Viagens
Por Jim Lucier, Presidente, SAP Concur
Quando me tornei presidente da SAP Concur em julho de 2019, o setor de viagens de negócios estava feliz, gerando bem mais de um trilhão de dólares em atividade econômica global anual. Apenas seis meses depois, o coronavírus nos jogou em um tempo muito diferente e difícil, durante o qual o setor de viagens foi atingido de maneira mais dura do que a maioria das outras indústrias. Minha equipe de liderança e eu percebemos rapidamente a responsabilidade que tínhamos de fazer tudo o que poderíamos para ajudar nossos colaboradores, clientes e parceiros – bem como o setor de viagens como um todo – a navegar nessa nova realidade.
Uma das muitas maneiras pelas quais fizemos isso é utilizando nosso poder de convocação para oferecer oportunidades para que nossos colegas do setor de todos os portes se conectem e aprendam uns com os outros. Concebemos o SAP Concur Travel Industry Summit para facilitar o compartilhamento de ideias para ajudar a trazer de volta viagens de forma segura, responsável e sustentável no momento adequado. E, como parte de uma das principais empresas de tecnologia do mundo, temos a sorte de ter recursos para garantir que o preço não fosse uma barreira à participação. Ficamos entusiasmados com o fato de mais de 2.000 pessoas terem participado do evento, que encerrou a semana passada e agora está disponível sob demanda.
Entre os destaques para mim estavam as conversas sobre ganhar a confiança dos viajantes à medida que eles começam a voltar para a estrada e levar para o céu. "Aproveitamos a oportunidade para examinar todos os aspectos da jornada na Delta para garantir que os clientes sintam que estamos colocando a saúde no mesmo nível em que tomamos a segurança do voo", disse Ed Bastian, diretor executivo da Delta Air Lines, em um bate-papo virtual. Esses passos incluem a limpeza eletrostática de cada superfície dentro de cada avião antes de cada voo, mantendo os assentos médios vazios durante pelo menos o final do ano, exigindo máscaras para clientes e funcionários, e filtros HEPA que tornam o ar dos aviões mais limpo do que o ar que normalmente respiramos.
Arne Sorenson, CEO da Marriott International, falou sobre a necessidade coletiva de ganhar a confiança dos trabalhadores e viajantes para que a economia se mova. “Não vamos ganhar essa confiança a menos que as pessoas sintam que podem viajar com segurança”, explicou. “Nossa visão é que um viajante pode controlar o nível de interação que ele tem em um hotel um pouco. Eles podem simplesmente pegar uma chave e ir para seu quarto se quiserem ser mais cautelosos. Se eles querem ir sentar-se em um restaurante, eles certamente têm permissão para fazer isso também, embora a uma distância maior do que antes." Marriott montou uma equipe de especialistas em saúde para aconselhar a empresa sobre novas melhores práticas e está usando tecnologias avançadas para proteger a saúde de seus convidados como nunca antes.a a uma distância maior do que antes." Marriott montou uma equipe de especialistas em saúde para aconselhar a empresa sobre novas melhores práticas e está usando tecnologias avançadas para proteger a saúde de seus convidados como nunca antes.
Os gerentes de viagens corporativas, que desempenham um papel tão importante nas viagens de negócios, também desempenharam um papel de liderança em nosso evento, fornecendo insights e inspiração. Mark Cuschieri, diretor executivo e chefe global de viagens para UBS, falou sobre a oportunidade de alcançar um número maior de viajantes dentro da organização, já que agora há amplo interesse em como viajar com segurança. Dorian Stonie, diretor sênior de viagens globais para Salesforce, destacou que para envolver esse público maior, as ferramentas de reserva online (OBTs) infundidas com mais IA – e empresas de gestão de viagens – "serão mais importantes do que nunca".
Muitos dos gerentes de viagens participantes discutiram o uso da pausa do COVID-19 para melhorar seus programas, a fim de estarem prontos para oferecer um novo nível de serviço quando as viagens forem retomadas. "Todos nós estamos falando, por tanto tempo, do processo de ponta a ponta desde o momento em que alguém decide que quer fazer uma viagem até o momento em que eles realmente voltam e foram reembolsados", disse Kim Hamer, diretor global de sourcing de viagens, reuniões e eventos da Visa. Ela desafiou os participantes "a pensarem sobre o que mais podemos fazer para melhorar essa experiência de ponta a ponta. E traga a tecnologia. E traga a inovação!”
Eu não podia concordar mais!
Meus agradecimentos a todos os que participaram do SAP Concur Travel Industry Summit. Suas perspectivas - desde as pequenas empresas que são tão vitais para nossa economia até as maiores marcas do mundo - contribuíram para a rica conversa e foram feitas para um evento único. Embora ainda tenhamos lidado com os desafios atuais do COVID-19, passaremos por esse momento difícil por meio de colaboração, empatia e determinação.