Controle de Custos Corporativos
Aprenda como calcular a margem líquida na prática
Conhecer e, melhor ainda, compreender os indicadores financeiros é um avanço significativo para toda empresa que quer gerar mais receitas e manter os gastos operacionais sob controle. Nesse contexto, um dos mais importantes é a margem líquida.
Esse indicador está conectado à lucratividade final do negócio, quando são subtraídas as despesas cruciais para continuar operando. Neste post, falaremos um pouco mais do conceito e das fórmulas de cálculo do resultado líquido do empreendimento. Continue a leitura!
O que é margem líquida?
A margem de lucro líquida é uma métrica financeira que revela a porcentagem de lucro em relação às receitas que a empresa apresentou em um determinado período. Nesse sentido, representa o ganho líquido decorrente das vendas feitas dentro daquele tempo.
Essa métrica está diretamente ligada ao nível de rentabilidade que a empresa consegue demonstrar. Afinal, tudo o que sobra depois do cálculo é lucro efetivo, a ser revertido para o caixa da organização ou para investimentos relevantes em sua infraestrutura.
Como funciona?
A margem líquida garante uma visão mais precisa do faturamento do negócio. Ela é importante para projeções futuras, já que os gestores farão suas estimativas considerando os custos necessários para o negócio continuar operando.
Qual é a diferença entre a margem líquida e a bruta?
Os dois indicadores são cálculos de margem de lucratividade, que se complementam para fornecer números mais precisos em relação à margem de lucro final.
Enquanto a margem bruta é mensurada antes da contabilização das despesas, a rentabilidade líquida leva em consideração todos os custos operacionais do negócio. Então, gastos como o valor do aluguel, internet, marketing, logística, entre outros, entram na conta.
Como calcular a margem líquida?
Nada melhor do que um exemplo prático para entender como a margem líquida realmente funciona. Suponha que um empreendedor, Adriano, tem uma loja de equipamentos de informática.
Um dos equipamentos mais vendidos ali é um conjunto de mouse e teclado, ambos sem fio. O preço desse conjunto é R$200. O produto não é fabricado na loja de Adriano e custa R$100 para ser adquirido. Em primeiro lugar, o cálculo da margem bruta:
Margem de lucro bruta = (Preço de venda – Custo) / Preço de venda x 100
Margem de lucro bruta = (200 - 100) / 200 x 100
Margem de lucro bruta = 50%
Desse modo, a margem bruta de Adriano é de 50% em cima de cada conjunto vendido. Contudo, essa porcentagem não representa exatamente o lucro obtido. Para isso, ainda é preciso subtrair os gastos operacionais e encontrar a margem líquida.
Primeiro modo de calcular
A loja de Adriano tem gastos com aluguel do espaço, conta de luz, internet, ações de marketing, logística, entre outros. Portanto, para se ter uma ideia melhor da receita, é preciso aplicar a fórmula da margem líquida.
O conjunto de mouse e teclado é vendido por R$200, sendo que o preço de aquisição é de R$100. Por isso, a loja de Adriano lucra R$100 em cada venda feita. Agora, de acordo com a nossa primeira fórmula:
Margem de lucro líquida = (Preço de venda - Custo de aquisição (ou produção) - Gastos para manter o negócio operando)
O preço para manter a loja funcionando normalmente, com todas as despesas pagas, é de R$70 em cima de cada conjunto vendido. Aplicando a fórmula, fica assim:
Margem de lucro líquida = (Preço de venda - Custo de aquisição (ou produção) - Gastos para manter o negócio operando) / 100 x 100
Margem de lucro líquida = (200 - 100 - 70)
Margem de lucro líquida = 30/100 x 100
Margem de lucro líquida = 30%
Para facilitar o cálculo, é importante que o empreendedor defina um valor, em cima dos seus preços de venda, que será direcionado para custear seus gastos operacionais. Assim, seus cálculos serão mais precisos e ele não terá surpresas negativas.
Uma pergunta pode guiar você: “Quantos equipamentos eu preciso vender por mês para pagar meus custos operacionais?”. Quando esse valor for atingido, o que vier em seguida, dentro daquele período definido, será lucro.
Segundo modo de calcular
Outra fórmula de cálculo da margem líquida envolve o lucro líquido e a receita líquida daquele período. Se uma empresa fatura R$50 mil em um mês, mas têm gastos operacionais de R$25 mil, o lucro ficaria em R$25 mil. Aplicando a fórmula, a conta fica assim:
Margem líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100
Margem líquida = 25.000 / 50.000 x 100
Margem líquida = 0.5 x 100
Margem líquida = 50%
Como melhorar a margem líquida?
Além de realizar o cálculo, é importante adotar algumas medidas para garantir que o resultado líquido e a lucratividade final sejam empolgantes para a empresa. Vamos conhecê-las.
Aumento da eficiência produtiva
O aumento da produtividade leva a resultados financeiros melhores. Quando a sua empresa consegue gerar mais mercadorias para serem vendidas, acompanhando a demanda, a tendência é de que os custos operacionais sejam uma fatia cada vez menor do capital que circula em sua empresa.
Por isso, é importante capacitar a sua equipe e adotar tecnologias que automatizem tarefas e aumentam a eficiência, gerando menos retrabalho. Outra dica é reavaliar os processos produtivos para detectar falhas e pontos de melhoria.
Aumento da receita
Para aumentar a receita é necessário ampliar a cartela de clientes. Quanto mais consumidores conhecerem (e comprarem) seus produtos e serviços, maior será a receita total do negócio. Fica ainda melhor se o aumento da demanda não gerar uma elevação significativa nos custos operacionais.
Negociação de prazos
Negocie prazos e condições melhores com seus parceiros, como os fornecedores. Conquistar mais tempo para seus pagamentos e obter descontos em cima dos volumes de compra são algumas formas de melhorar a margem líquida, principalmente nas medições mensais.
Afinal, se você negocia prazos de pagamento maiores, por exemplo, o custo operacional de cada mês cairá. Isso abre espaço para investimentos e capacitação da equipe.
Acompanhamento de indicadores
Os indicadores financeiros são medidas quantitativas que proporcionam que uma empresa visualize suas operações de uma maneira holística. Assim, será possível ter um diagnóstico preciso da situação atual e otimizar a saúde financeira.
Esses indicadores proporcionam que as decisões de negócio sejam cada vez mais embasadas, em cima de informações sólidas e projeções realistas. Alguns dos exemplos que se enquadram no universo financeiro são os seguintes:
- margem de contribuição, o lucro gerado em cima de cada produto vendido;
- margem de custos;
- margem EBITDA;
- ponto de equilíbrio;
- ROI, Retorno Sobre o Investimento;
- ticket médio de vendas;
- e a própria margem de lucro líquido.
Controle de custos operacionais
Imagine que uma empresa precisa vender 20 equipamentos por mês para manter seus gastos funcionando. Depois de mapear custos que poderiam ser cortados, essa exigência caiu para 12. Por isso, sempre que puder, corte custos operacionais que não façam tanta diferença para a eficiência do negócio. Dessa forma, o lucro cresce.
Como usar a margem líquida para tomar decisões?
A margem líquida se relaciona diretamente aos lucros gerados pela organização em relação ao seu nível atual de receita. Inclusive, ela é geralmente incluída na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), o documento que reúne as informações financeiras da empresa em relação a um determinado período.
A margem líquida otimiza a tomada de decisões, já que ela identifica a capacidade da empresa de gerar lucros, mas também se decidir em relação a novos investimentos e melhorias no negócio, como a aquisição de tecnologias.
Do mesmo modo, a margem líquida também ajuda os gestores a entender se as ações da organização estão mais valorizadas. Se o valor final do cálculo está subindo, é possível dizer que a empresa está conquistando vantagem competitiva junto à concorrência.
Agora que você entendeu o conceito e como calcular a margem líquida em sua empresa, será mais fácil controlar os gastos e mensurar possibilidades de investimento e expansão. Algumas atitudes elevam a receita do negócio, como a capacitação dos colaboradores, o mapeamento de custos e o monitoramento de indicadores.
Aproveite a leitura e saiba como calcular o Retorno Sobre o Investimento do seu negócio!