Sua empresa tem uma gestão estratégica de negócios? Coloque em prática em 7 passos
É normal que os gestores pensem em desenvolver práticas mais eficientes, inteligentes e estratégicas para as empresas, mas não saibam como colocar isso em prática. Por isso, a gestão estratégica de negócios tem um papel bastante relevante.
Afinal, esse gerenciamento estratégico envolve desde o planejamento e a elaboração de projetos até o acompanhamento das ações, processos e estratégias, análise dos resultados de acordo com as metas de negócios, revisão e ajuste das operações. Com isso, é possível otimizar a gestão empresarial e tornar a empresa mais eficiente, contribuindo para aprimorar o planejamento, obter melhores resultados e alcançar o crescimento.
Vale destacar que a gestão estratégica de negócios deve abraçar todas as áreas da empresa, com sua metodologia sendo aplicada nos departamentos financeiro, administrativo, de vendas, RH, TI e outros. Ou seja, a ideia é englobar todos os processos internos que são relacionados com a estratégia e os objetivos do negócio.
Quais os principais benefícios da gestão estratégica de negócios?
Na prática, os principais impactos positivos são tornar a empresa mais lucrativa e bem-sucedida. Mas, além de conquistar esses resultados, é possível atingir outras inúmeras vantagens com a implementação de uma gestão estratégica de negócios adequada, como por exemplo:
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Padronização e otimização de processos;
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Planejamento mais assertivo das ações;
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Ganho de tempo e maior produtividade;
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Redução de custos;
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Melhora da alocação de recursos e investimentos;
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Análise dos problemas internos;
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Identificação de oportunidades;
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Melhor controle e visibilidade dos processos e estratégias;
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Adesão de tecnologias e inovações que vão ajudar nas operações e gestão;
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Digitalização e modernização da empresa, tornando o negócio mais inteligente.
Tudo isso permite que os gestores tenham dados completos sobre os diferentes setores e possam tomar decisões embasadas. Como consequência, você consegue garantir maior competitividade frente ao mercado.
7 passos para desenvolver uma gestão estratégica de negócios
Para alcançar todos esses objetivos, é fundamental começar a implementação da gestão estratégica. Por isso, separamos aqui um passo a passo. Confira:
1. Definir a visão
Em primeiro lugar, é preciso entender a visão da empresa para o futuro com objetivo de direcionar as atividades, estratégias e planejamentos, de olho no posicionamento de mercado e com foco nos clientes.
2. Estruturar o planejamento da estratégia
A partir das informações coletadas acima, o responsável pela gestão estratégica pode analisar a situação atual da empresa, os problemas enfrentados, o que precisa ser mudado e os recursos necessários para atingir aquele objetivo de longo prazo. Com isso, é possível iniciar o planejamento da estratégia.
3. Implementar os processos e operações
Depois de olhar para o macro com o planejamento, é hora de ir para o micro. Ou seja, a gestão estratégica de negócios deve delimitar os processos e operações eficientes, produtivos e adequados a cada setor e cada colaborador para realizar os projetos e/ou serviços com máxima qualidade, agilidade e economia.
4. Comunicar a estratégia e engajar a equipe
Com o desenho da estratégia, é importante que todas as ações, atividades e processos relacionados estejam claros para todos os colaboradores. Além disso, não se esqueça de comunicar tal planejamento e objetivos para todos, mostrando inclusive suas responsabilidades individuais para ajudar a atingir a meta da organização.
Com essa transparência na comunicação, certamente, os colaboradores se sentirão mais envolvidos, engajados, comprometidos e motivados para alcançar os resultados. O que cria uma sólida cultura de participação.
5. Estabelecer os indicadores de desempenho
Não adianta ter todos os processos dentro da estratégia e não monitorar sua execução. Assim, você não saberá se deu certo ou não os esforços realizados. Por isso, é fundamental ter indicadores de desempenho para mensurar todas as atividades, tempo dedicado, esforços, produtividade e resultados.
Dessa forma, é possível enxergar se a empresa está no caminho certo ou se os gestores devem revisar os planos.
6. Avaliar as atividades da equipe e dar feedback
Do mesmo jeito que os indicadores de desempenho podem mostrar os resultados principais das estratégias estipuladas, eles também podem ajudar a acompanhar as atividades diárias executadas pela equipe. Desse modo, a gestão consegue se manter próxima das operações e dar um feedback para os colaboradores, identificando se tudo está ok e fazendo os ajustes e correções necessárias.
7. Investir em tecnologias e inovação
Independentemente de quais sejam os objetivos na empresa, uma gestão realmente estratégica preza pelo uso de ferramentas que vão impulsionar os resultados.
Então, tanto para o controle de RH, TI e Vendas, como para a gestão financeira, de despesas dos colaboradores, de viagens corporativas e outras, as tecnologias são um investimento necessário para organizar a casa. Por meio delas, é possível obter maior automação, eliminação de desperdícios, erros e atividades manuais, minimização de riscos, manutenção de despesas dentro dos limites e diversos benefícios.
Como a SAP Concur pode ajudar na gestão estratégica de negócios
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