Gerenciamento de risco e fraude: 7 dicas para construir uma cultura de conformidade

SAP Concur Team |
Realizar o gerenciamento de risco e fraude é extremamente importante para as despesas corporativas, pois é uma forma de garantir a segurança das informações, bem como a proteção das finanças da empresa, mitigando possíveis situações adversas e potenciais prejuízos.  
Dessa forma, a empresa sela um compromisso com o crescimento e a melhoria contínua, além de transmitir confiança e credibilidade ao mercado.
 
Ao propor o gerenciamento de risco e fraude, é necessário avaliar os sistemas e protocolos em vigor, assim como os gastos e políticas da empresa que mantêm os resultados financeiros em linha, mas que também garantem a proteção dos dados corporativos.
 
Por esse motivo, este artigo irá mostrar 7 dicas para construir uma cultura de conformidade e aplicar o gerenciamento de risco e fraude com eficiência no seu negócio. Acompanhe a leitura!
 

1 - Realize auditorias

A auditoria nada mais é que um processo que avalia os registros financeiros e de operações de uma empresa, tendo como principal objetivo certificar o que está em conformidade com os protocolos, ou mesmo falhas que precisam ser corrigidas.
 
Ou seja, é uma das atividades mais importantes para o gerenciamento de risco e fraude, pois permite a identificação de possíveis erros.

2 - Analise compras para reduzir gastos em não conformidade

Esse processo de análise de compras parte das próprias auditorias, com a intenção de verificar se há aquisições desnecessárias ou que não estão em conformidade com os objetivos e políticas da sua empresa. Dessa forma, é mais fácil avaliar se as compras são oriundas de fraudes ou gastos descontrolados do próprio negócio.

3 - Aplique controles de política de gastos

A política de controle de gastos é um documento oficial que estabelece quais são as despesas e os investimentos prioritários da sua empresa, além de definir um teto dos custos, para não ultrapassar o rendimento do seu negócio.
Em termos práticos, nada mais é que uma lista de tudo o que deve e o que não deve ser feito pelos colaboradores, quando incorrem em algumas despesas.
 

4 - Certifique-se das melhores escolhas de fornecedores

Firmar as parcerias certas com os fornecedores é algo que faz toda a diferença no gerenciamento de riscos e fraudes da sua empresa. Além de ser uma relação de confiança, que irá render bons frutos em termos de economia de gastos, também é uma forma de assegurar confiabilidade nos investimentos.
 

5 - Revise relatórios de despesas e fortaleça a supervisão

É importante realizar uma análise dos custos atuais da empresa, incluindo todas as despesas, como compra de materiais de escritório, custos de viagens e até mesmo jantares corporativos.
A partir daí, é possível pensar em estratégias para redução efetiva de gastos, sem comprometimento das operações. Para isso, também vale fortalecer as lideranças para uma supervisão ampliada.
 

6 - Use a tecnologia para identificar gastos que precisam de revisão

A tecnologia é uma grande aliada no gerenciamento de riscos e fraudes. Com sistemas automatizados, é possível ter um controle maior dos custos envolvidos no seu negócio, bem como a análise mais precisa dos relatórios. Inclusive, as ferramentas diminuem a ocorrência de erros, que também podem prejudicar a finança das empresas.

7 - Conte com o SAP Concur para gerenciamento de riscos e fraudes

Ao investir em um sistema exclusivo de gestão de viagens corporativas e despesas realizadas por colaboradores, você pode reduzir os custos em mais de 8% e garantir um gerenciamento de risco e fraude mais eficiente.
 
Por esse motivo, vale a pena contar com os serviços da SAP Concur, uma empresa especializada em tecnologias para controle de gastos corporativos e visibilidade financeira. Com o SAP Concur Expense, uma plataforma exclusiva de gestão de despesas corporativas, você tem à sua disposição relatórios detalhados de gastos, automação de processos e a inteligência artificial para auxiliar a realização de auditorias.
 
Entre em contato agora mesmo e conheça como as soluções da SAP Concur contribuem para o gerenciamento de riscos e fraudes!