Despesas e Viagens

Extravio de bagagem: o que fazer caso aconteça em uma viagem corporativa?

SAP Concur |

Todo viajante está sujeito a imprevistos, e o extravio da bagagem é um dos casos que mais acontecem ao redor do mundo. Além de gerar muita dor de cabeça, esse tipo de ocorrência pode comprometer a viagem e até gerar despesas inesperadas. 

Quando essa situação ocorre em viagens corporativas, os empresários precisam estar preparados. Portanto, é essencial saber quais são os seus direitos enquanto consumidor e o que fazer em casos como esses. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar as causas do extravio de bagagem e como agir nesse cenário. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é extravio de bagagem?

A mala é extraviada quando a bagagem despachada pelo passageiro não é entregue no ponto de destino. Ou seja, o viajante envia uma mala para ser transportada no avião, mas, por alguma razão, ela não chega ao destino final.

Existem diversos motivos pelos quais a bagagem pode ser extraviada. Geralmente, isso acontece quando há equívocos e descuidos da empresa responsável pela separação da mala no voo correto ou nas conexões. Esse problema também ocorre ao perder a identificação da mala ou quando ela é roubada ou levada por engano por outra pessoa.

Claro que ter a mala extraviada é um perigo em qualquer viagem. No entanto, durante uma viagem corporativa, essa adversidade pode se tornar ainda maior, pois os períodos de deslocamento e de permanência no destino normalmente são curtos. 

Dessa forma, é importante saber como evitar o extravio e o que fazer nesse caso, especialmente devido à possibilidade de aplicar medidas legais para proteger o passageiro nessa situação.

Perder a mala é uma situação comum?

Sim, essa situação é muito mais comum do que você imagina! Com a grande quantidade de passageiros e malas presentes nos aeroportos, a chance de você ter a bagagem extraviada, seja por roubo, descuido ou até mesmo perda, pode ser grande. 

De acordo com a SITA, organização especializada em serviços direcionados à indústria da aviação, em média, 25 milhões de bagagens por ano são perdidas mundialmente durante as viagens de avião.

No entanto, quando a companhia aérea não entrega a bagagem de imediato, o passageiro tem alguns direitos específicos, que são definidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, é necessário se prevenir contra possíveis riscos para não ser prejudicado.

Quais são os direitos do consumidor nesse caso?

Muitas vezes, a companhia aérea não consegue rastrear os pertences do passageiro, e o cliente sofre com danos materiais e morais ocasionados por todo o estresse da situação.

Segundo o CDC, a partir do momento em que é realizado o check-in, a empresa aérea se torna responsável pela bagagem do passageiro. Portanto, é dever da empresa indenizá-lo em caso de perda, roubo ou danos.

É importante destacar que cada caso é avaliado de forma individual. De qualquer maneira, a legislação sobre extravio de bagagem funciona de modo diferente em território nacional e internacional.

Se a mala não for localizada em até 7 dias, o passageiro tem o direito de receber uma reparação, devendo ser informado sobre as medidas que serão tomadas para resolver a situação. Além disso, todas as despesas do passageiro relacionadas ao período em que ele ficou sem a bagagem devem ser custeadas pela companhia aérea. 

Vale lembrar que, em muitos casos, as empresas fazem a compra de passagens aéreas que contam com seguro bagagem incluso, exatamente para proteger os funcionários no caso de uma viagem a trabalho.

O que fazer quando a mala é extraviada?

Primeiramente, o passageiro que teve a bagagem extraviada deve se dirigir ao balcão da empresa aérea no desembarque e preencher um documento chamado Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), para notificar a situação. 

Além disso, a pessoa deverá registrar a ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De preferência, isso precisa ser feito ainda dentro do aeroporto, mas, caso não seja possível, o registro pode ser realizado em até 15 dias após o desembarque.

A companhia aérea tem o prazo de 7 dias (voo doméstico) ou de 21 dias (voo internacional), contados a partir da data do protesto, para restituir a mala no lugar indicado pelo passageiro. Depois desse prazo, será caracterizada a perda da bagagem, sendo necessária uma indenização do transportador no prazo máximo de 14 dias. 

Destaca-se que é importante guardar todos os comprovantes e ficar atento às providências que estão sendo tomadas pela empresa durante todo o processo.

Por último, caso a bagagem seja entregue com atraso superior a 72 horas do desembarque, a pessoa tem direito a uma indenização maior. Nesse caso, se a companhia não tiver prestado a assistência devida, o ideal é buscar a ajuda de advogados experientes para verificar se a situação é passível de indenização. 

Como evitar que esse problema aconteça?

Embora o extravio de bagagem não dependa diretamente do passageiro, existem alguns cuidados que ele pode tomar para aumentar a segurança dos itens e evitar esse tipo de problema. 

Primeiramente, é importante realizar um planejamento prévio da sua viagem, seja ela a passeio ou corporativa. Afinal, o destino escolhido e o número de conexões podem aumentar ou diminuir as chances de sua mala ser extraviada.

Além disso, contrate um seguro viagem que cubra danos causados por extravio de bagagens. É uma forma de garantir que você terá menos dores de cabeça e perdas mínimas. 

O tipo de cobertura pode variar conforme a seguradora, mas, de modo geral, ela assegura o pagamento de indenização em situações de extravio, roubo ou destruição da bagagem durante a viagem.

A seguir, confira mais dicas para reduzir o risco de extravio de bagagem e suas consequências:

  • leve seus itens indispensáveis e importantes na bagagem de mão;
  • realize check-in com antecedência;
  • evite despachar bens de valor;
  • proteja a bagagem com cadeado;
  • evite conexões entre companhias diferentes;
  • guarde bem seus itens e identifique sua bagagem;
  • certifique-se de que não há etiquetas de voos anteriores em sua bagagem.

Vale lembrar que o extravio de bagagem pode se tornar um problema ainda maior em viagens corporativas, já que elas costumam ter uma agenda preestabelecida, e esses contratempos podem desorganizar as atividades. Mas, seguindo as dicas mencionadas, você reduz as chances de ter a sua bagagem extraviada.

Como você pôde ver, conhecer os seus direitos e a melhor forma de lidar com o extravio de bagagem são os pontos-chave para resolver o problema. Por isso, fique atento às medidas necessárias e siga as orientações da empresa quando fizer uma viagem a trabalho.

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