Como otimizar a experiência do colaborador em viagens corporativas?

SAP Concur Team |
O sonho de toda empresa é que os colaboradores estejam satisfeitos com o progresso e os resultados de seu trabalho. Primeiramente, esse sentimento de pertencimento ajuda na motivação da equipe, além de contribuir para que a instituição continue crescendo e sendo mais produtiva. Isso não cabe, apenas, aos processos operacionais dentro do próprio negócio: também é possível agregar valor à vivência do viajante em viagens corporativas.
 
O colaborador precisa se sentir amparado na hora de realizar um deslocamento para fechar parcerias, principalmente ter a certeza de que o que ele estiver gastando no momento da viagem será reembolsado corretamente pela área financeira.
 
Um dos pontos mais procurados pelos gestores na hora de otimizar a experiência do colaborador em viagens corporativas é, justamente, implantar práticas estratégicas de manter o sucesso dos deslocamentos com o viajante mais seguro. O modo mais comum de saber como aprimorar o employee experience é realizando um questionário após o trabalho na corporação. Dessa forma, o gestor ouve quais as necessidades da jornada de viagens corporativas diretamente do próprio viajante.
 
Essa ação é de extrema importância já que as vivências são os principais fatores para reter os talentos na empresa. Quanto mais dinâmica e agradável a viagem, mais chance de fechamento de negócios e da felicidade do colaborador em trabalhar naquele ambiente corporativo. Por isso, os líderes devem estar atentos às críticas construtivas para enriquecerem o processo, a política de viagens corporativas e o reembolso de despesas.
 
Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, revelou que os colaboradores quando se sentem satisfeitos possuem desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.
 
Então, fica evidente que a péssima experiência do colaborador em viagens corporativas afeta o relacionamento do mesmo com a organização. No blog de hoje, saiba como otimizar o employee experience.
 

Quais os benefícios de investir na experiência do colaborador em viagens corporativas?

Diversos benefícios podem ser vistos ao investir na experiência do colaborador em viagens corporativas. O primeiro deles, já citado na introdução, é a redução da taxa de rotatividade dos colaboradores. Durante um deslocamento, se o viajante se sente confortável com o reembolso de despesas, com sua própria segurança, com certeza a sua produtividade será maior ainda. E, assim, o clima organizacional só tende a crescer e influenciar na decisão do colaborador em permanecer na instituição. Esse aspecto gera economia para a área de RH, que reduz custos com recrutamento e seleção.
 
A segunda vantagem é a melhor assertividade nas tomadas de decisões. Quando um colaborador se sente seguro para realizar determinada tarefa, ele enfrenta uma adversidade com mais tranquilidade, principalmente se essa ação envolve conceitos criativos. A criatividade é uma constante da inovação garantida pela felicidade no ambiente corporativo.
 
O terceiro fato é de que o investimento na experiência do colaborador em viagens corporativas agrega valor no atendimento ao cliente na hora de fechar o negócio. Se o viajante tiver um deslocamento tranquilo, sem problemas, ele chegará ao compromisso muito mais engajado e motivado a realizar negócios.
 
O quarto fator está relacionado com a redução de erros. Um dos principais gargalos operacionais que afetam a experiência e, principalmente, os resultados dos colaboradores é a ausência de ferramentas adequadas para a execução das atividades rotineiras. O retrabalho existe e está atrelado aos erros de processos operacionais. O colaborador que refaz todo o procedimento acaba infeliz e desmotivado. Por isso, dedicar tempo à implementação de estratégias para melhorar a experiência do colaborador em viagens corporativas, bem como a iniciativa de uma tecnologia que repita etapas processuais garante o comprometimento e o uso correto das horas de trabalho sem necessidade de correção de erros.
 

Como otimizar a experiência do colaborador em viagens corporativas?

A experiência do colaborador em viagens corporativas não é uma receita de bolo que vem com todos os ingredientes prontos. Ela é o resultado da construção diária da transformação da cultura organizacional e dos costumes tradicionais. Existem três fatores que influenciam como o colaborador se sente: as ferramentas de trabalho, o ambiente, a cultura corporativa e o time.
 
Os processos, quando repetitivos, contribuem para o desânimo dos profissionais, que sentem que suas evoluções estão comprometidas, principalmente quando realizam tarefas que poderiam ser mais ágeis com o investimento em tecnologia como os softwares SAP Concur.
 
Para aprimorar a vivência do viajante enquanto ele estiver no deslocamento, o primeiro passo é assegurar total suporte ao que ele precisar. O colaborador precisa saber que pode contar com o apoio da empresa em qualquer momento da viagem.
 
Estimular o feedback também é essencial para refinar todo o trabalho de experiência do colaborador em viagens corporativas. É responsabilidade do gestor ouvir as necessidades do viajante e entender como é possível melhorar a política da empresa. A valorização em ser escutado e se sentir pertencente ao processo institucional é o maior retorno que a organização pode dar ao colaborador que deseja crescer no ambiente de trabalho.
 
Quando o sentimento da experiência do colaborador em viagens corporativas for ruim, o gestor deve ter cautela ao acolher o profissional e apresentar soluções para tais desafios apresentados. Já se o sentimento for bom, a comemoração compartilhada influencia todos da equipe a darem o seu melhor para o desenvolvimento da gestão de viagens corporativas.
 
Como anda a política de viagens corporativas da sua empresa? Saiba que ela tem muito poder quando o assunto é a experiência do colaborador em viagens corporativas, já que ele deve se basear no que o documento guia explica sobre os deslocamentos. Todas as informações devem estar claras para que não haja divergência durante a viagem nem dados mal interpretados ou ambíguos.
 
O cumprimento da legislação trabalhista deveria ser um ponto abordado sempre entre as empresas, no que se refere à experiência do colaborador em viagens corporativas, mas não é o que acontece. Por isso, é imprescindível reforçar que as leis precisam ser cumpridas para um impacto positivo na vivência do viajante em seu deslocamento.
 
Em relação ao processo de reembolso de despesas, a utilização da ferramenta tecnológica amplia a rapidez em que as notas fiscais chegam até a área contábil. Isso ajuda o colaborador a se sentir mais tranquilo, já que é possível receber o ressarcimento logo quando retornar à empresa, e também facilita todo o operacional que, muitas vezes, chega a ser cansativo. A SAP Concur se preocupa tanto com o assunto que elaborou um guia “Reimaginando a experiência de viagens e gastos dos colaboradores”. Nele, discutimos 6 áreas para você começar a examinar seus programas atuais de viagens e despesas. Siga nossas dicas e práticas recomendadas para transformar a experiência em uma melhor que afete positivamente a experiência geral do colaborador. Baixe hoje mesmo.
 

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O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.
 
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
 
Felizmente, as soluções SAP Concur podem ajudá-lo a oferecer uma experiência positiva aos colaboradores. Nosso portfólio de produtos permite que os colaboradores negociem com mais facilidade e eficácia com a gestão de viagens e despesas. Ele integra a gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores em um só lugar. O sistema permite economizar tempo, simplificar orçamentos, prever gastos com mais precisão, controlar custos e oferecer uma melhor experiência do colaborador.
 
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
 
  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;
  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
 
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