Quais as melhores estratégias para gestão de custos?

SAP Concur Team |
O cumprimento do planejamento financeiro e a preocupação com a saúde financeira da empresa são pilares de uma boa gestão de custos, com estratégias sólidas que promovem o progresso da empresa. Toda a organização deve se atentar ao controle das finanças para que o desempenho e a longevidade da própria instituição não seja comprometida com prejuízos como falta de insumos, processos falhos, entre outros.
 
O principal objetivo de uma gestão de custos é reduzir os gastos desnecessários. Claramente, essa não é uma tarefa fácil, visto que a administração de todas as áreas demanda, além de tempo, investimento financeiro com especialistas, estrutura e tecnologia.
Uma pesquisa da Bloomberg Businessweek mostrou que 97% dos entrevistados realizaram análise de dados como técnica para aumentar a lucratividade e reduzir custos.
 
Entenda, no blog de hoje, quais as melhores estratégias para a gestão de custos no seu negócio. Acompanhe!
 

O que é gestão de custos?

A gestão de custos nada mais é que um conjunto de medidas com o objetivo de otimizar o gerenciamento dos gastos empresariais. Essa prática acontece mediante ações como investimento em tecnologia, procura por novos fornecedores, planejamento e análise de dados, entre outros.
 
E, para que isso aconteça de forma eficiente, as estratégias da instituição devem estar alinhadas com base em informações reais sobre o atual cenário. Dessa forma, o retorno financeiro chegará a partir de decisões assertivas.
 
Alguns dos custos que podem ser examinados são: custo fixo, variável, direto, indireto, total, marginal e de oportunidade. De forma bem resumida, a gestão de custos passa por três etapas que são compreensão dos custos, precificação do produto ou serviço e redução de custos.
 

Quais as melhores estratégias para gestão de custos?

Ao implementar estratégias para gestão de custos, os gestores devem tomar cuidado para que não causem ainda mais estragos para a área financeira da instituição. No anseio pela boa intenção, e rapidez no processo que exige paciência principalmente na mudança de cultura, os danos podem acabar sendo irreversíveis, o que leva a empresa à ruína.
 
Antes de tudo, medir os impactos negativos de um investimento ou ação é o passo mais assertivo para elaborar uma gestão de custos eficiente. Com isso, evita-se a maioria dos riscos e imprevistos previamente.
 
Lembre-se de que cortar custos sem um critério bem definido atrapalha o andamento dos processos empresariais, pois, além de travar o operacional, acaba prejudicando a qualidade do trabalho, bem como o do serviço ou produto final.
 
Descubra, abaixo, quais as melhores estratégias para a gestão de custos.

Análise

No que diz respeito à análise como estratégia para a gestão de custo, ela é uma prática que é utilizada tanto internamente quanto externamente. Envolve concorrentes, ameaças, a qualidade do produto ou serviço, as informações e as medidas a serem tomadas.

Planejamento

Depois de analisar todas as opções acima, uma gestão de custos eficiente e estratégica precisa de um planejamento, seja ele mensal, trimestral ou semestral. O importante é que ele seja claro e conciso para todos da equipe, gestores e colaboradores, pois eles serão os responsáveis pelas metas alcançadas.
 
Antes do desenvolvimento, é crucial listar os objetivos da gestão de custos para que as questões sejam alinhadas rotineiramente, favorecendo a otimização dos processos e a motivação do time em buscar os melhores resultados.

Desenvolvimento

Nessa hora, depois de analisar e planejar, é necessário pôr a mão na massa. O desenvolvimento requer paciente para a melhora do desempenho e também do aprimoramento dos processos. Todas essas técnicas ajudam na gestão de custos e, por isso, precisam ser expandidas de forma fortalecida, tanto na vertical quanto na horizontal.

Mapeamento

Os fluxogramas ajudam no mapeamento dos processos operacionais. A partir deles e com uma visão controlada de tudo que acontece na empresa, a gestão de custos pode ser otimizada por meio da identificação de gargalos, falhas e outros erros que causam prejuízo financeiro e gastos desnecessários.
 

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