Crescimento e Otimização
Cálculo de rentabilidade: veja como fazer na empresa
Escolher as atividades que trazem o maior grau de lucro para a empresa é um dos grandes desafios dos empreendedores. Nessa busca pelas melhores oportunidades na hora de investir, é preciso utilizar ferramentas como o cálculo de rentabilidade. Essa medida permite avaliar o retorno obtido por qualquer tipo de aplicação, otimizando a tomada de decisão.
Isso faz com que sua abordagem se torne cada vez mais técnica e menos intuitiva, colaborando para a criação de um planejamento estável de longo prazo para a marca. Se você quer saber como analistas financeiros realizam o cálculo de rentabilidade e como utilizá-lo no dia a dia, continue a leitura e acompanhe!
O que é rentabilidade?
Entender conceitos financeiros para gerenciar o negócio, é essencial para ter sucesso e manter um bom desempenho ao longo dos anos. Nesse sentido, a rentabilidade é um dos termos que devem estar na ponta da língua de gestores.
Ela está relacionada ao montante da receita mantido no empreendimento depois que todas as despesas e custos são descontados, ou seja, o valor que a empresa teve de retorno por suas atividades, durante um determinado período.
O que está por trás da rentabilidade?
Esse indicador remete à eficiência operacional do negócio e à sua capacidade de gerar lucros a partir de um investimento realizado. Nesse sentido, pode-se entender que a gestão de despesas e as estratégias utilizadas para maximizar as receitas estão por trás desse indicador tão relevante.
Por exemplo, companhias que contam com uma boa gestão, e conseguem ter um controle de custos eficiente, têm um valor menor para ser descontado do seu faturamento na hora de calcular a rentabilidade, gerando uma métrica mais alta.
Da mesma forma, negócios que precificam de maneira adequada e atuam com estratégias comerciais inteligentes, tendem a gerar um volume maior de receita a partir de determinado investimento. Isso também eleva determinados indicadores de rentabilidade.
Quais são os tipos de rentabilidade?
Agora que você já sabe o que impacta a avaliação de rentabilidade, o próximo passo é entender quais são os tipos existentes. Veja, a seguir, o detalhamento de cada um:
- nominal — relaciona-se com o rendimento bruto de um ativo ao longo do tempo, sem subtrair impostos e taxas pagas pelo negócio;
- líquida — considera todas as despesas que incidem sobre os investimentos realizados pela empresa, inclusive a tributação;
- real — incorpora a inflação à avaliação feita, podendo gerar uma rentabilidade positiva, zero ou negativa;
- ROI — é a Análise de Retorno sobre o Investimento, usada para calcular o valor gasto e as receitas geradas a partir dele.
Com base nessas informações, já é possível incorporar essa métrica ao negócio. Mas vale a pena continuar a leitura para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e entender como realizar o cálculo de lucratividade.
Qual é a importância de calcular a rentabilidade na empresa?
O uso de métricas de rentabilidade é essencial para otimizar o desempenho do negócio, encontrando as melhores estratégias para elevar o nível de lucratividade e diminuir os custos. Além disso, proporciona diversos benefícios, conforme comentamos a seguir.
Melhora a tomada de decisão
A partir da avaliação da rentabilidade e da lucratividade, é possível entender como está o desempenho do negócio com base em dados do setor financeiro do negócio, obtendo uma visão mais estratégica.
Com essas informações, os gestores conseguem visualizar o que está prejudicando os retornos alcançados e quais são as ações que mais proporcionam lucros para o empreendimento, ajustando as decisões para potencializar os resultados.
Otimiza a saúde financeira
Com base nos indicadores de rentabilidade também é possível alocar os recursos da empresa em estratégias que melhoram as receitas sem gerar tantos custos, obtendo maior sustentabilidade financeira.
Sem contar que esse tipo de índice permite otimizar o controle de despesas e acabar com gargalos que prejudicam a gestão e podem provocar danos ao crescimento no longo prazo.
Ajuda no benchmarking
Acompanhar os concorrentes e compreender se o desempenho da empresa está seguindo as tendências de mercado, também é importante para fazer ajustes e não ficar para trás. Esse é mais um dos benefícios de usar as métricas de rentabilidade.
Isso porque elas ajudam a comparar, para entender se o negócio está competitivo, permitindo ajustes que vão auxiliar a empresa a se diferenciar e alcançar a liderança de mercado. Porém, para isso, é preciso saber como avaliar cada métrica.
Quais são os índices de rentabilidade e como calcular cada um deles?
Existem diversas métricas de rentabilidade, que podem ser aplicadas para a análise em sua organização. Algumas são mais complexas e exigem o levantamento de dados da contabilidade, enquanto outras podem ser mais facilmente estimadas. Veja a seguir alguns dos índices mais comuns e seus respectivos usos.
Margem de Lucro Operacional
Essa métrica identifica o grau de eficiência de uma organização na hora de gerar lucro em suas atividades principais, antes de computar impostos e demais despesas financeiras. Portanto, esse valor decorre da relação entre o lucro operacional — aquele antes dos juros e impostos — e a receita líquida. Matematicamente, ele pode ser estimado como:
Margem de Lucro Operacional = (Lucro Operacional/Receita Líquida) × 100
Margem de Lucro Líquida
Para quem deseja uma medida mais fina da porcentagem da receita que se refere ao lucro líquido, vale a pena considerar o uso da Margem de Lucro Líquida. Esse indicador mostra a relação entre o lucro líquido após a dedução de todas as despesas, incluindo impostos e despesas financeiras, e a receita líquida. De maneira semelhante à estrutura anterior, matematicamente temos:
Margem de Lucro Líquido = (Lucro Líquido/Receita Líquida) × 100
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O Retorno sobre Investimento é uma das medidas mais tradicionais disponíveis para avaliar a rentabilidade de qualquer tipo de investimento, sendo aplicável desde a análise de questões empresariais, até mesmo às decisões de investir em ativos financeiros para fins pessoais. Na prática, ele mensura a eficácia de investimentos individuais, sendo necessário o registro dos valores de lucros e custos referentes à aplicação. Matematicamente temos:
ROI= [(Lucro do Investimento − Custo do Investimento)/Custo do Investimento/]×100
Quais são os desafios a serem superados?
Existem alguns desafios que podem gerar informações incorretas e dificultar as análises realizadas na empresa. Por exemplo, ter dados precisos pode ser difícil e, para superar essa adversidade, torna-se fundamental contar com um sistema de gestão.
As mudanças na economia e no mercado também impactam as bases de comparação usadas para tomar decisões, por isso, é essencial contar com uma análise cautelosa, para encontrar os melhores caminhos para a empresa a partir das métricas de rentabilidade.
Ao seguir os indicadores e fazer o cálculo de rentabilidade, torna-se factível verificar se investimentos de curto e médio prazo são viáveis, especialmente ao utilizar estimativas claras sobre as possibilidades de lucro com tal aplicação. Por isso, não deixe de incluí-lo na hora de realizar a gestão financeira do negócio.
Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo? Então, confira nosso guia básico para gestão de despesas.