5 passos para uma gestão estratégica de custos eficiente
Já pensou aumentar seu lucro e ainda diminuir o custo de produção do seu produto ou serviço? Com certeza esse é o sonho de qualquer empresário, não é? Gastar menos e ganhar mais sem abrir mão da qualidade final do produto.
Pode até parecer um sonho distante ou impossível de alcançar, mas, na realidade, não é. Com uma boa gestão estratégica de custos é possível, sim, diminuir os gastos desnecessários sem perder a qualidade do produto final e ainda vendê=lo pelo mesmo preço.
Por isso, neste texto, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre gestão estratégica de custo e como fazê-la em apenas 5 passos. Curtiu? Então continue a leitura do artigo até o final.
Saiba mais: Como fazer uma análise de custo corretamente?
O que é gestão estratégica de custo?
A primeira coisa que você precisa saber é o que é gestão de custo. Ela pode ser definida como a prática de acompanhar e analisar dados da sua empresa com a finalidade de diminuir custos e despesas, além de garantir um crescimento de mercado para sua organização.
A gestão de estratégica de custo considera todo o processo de produção, desde a compra da matéria-prima com o fornecedor até a venda para o cliente final. Dessa forma, você precisa identificar tudo o que sai do caixa da empresa e tudo o que entra, para conseguir realizar o controle total dos gastos.
Ao realizar a gestão corretamente, você consegue identificar a cadeia de suprimentos produção completa, incluindo aqueles processos que agregam valor ao produto final. E, com isso, os processos produtivos podem se tornar mais eficientes e elevar a lucratividade do seu negócio, afinal, quando falamos de custos, estamos nos referindo a todos os valores agregados ao produto ou serviço.
Por que realizar a gestão estratégica de custo?
Existem diversos benefícios que a gestão estratégica de custo pode proporcionar para sua empresa. Como já falamos por aqui, o principal deles é o aumento da lucratividade. Porém, vamos apresentar mais algumas vantagens que essa prática oferece.
Diminuição de riscos
Um dos benefícios é a diminuição de riscos. Ter controle total sobre a evolução dos custos ajuda na sobrevivência da empresa, permitindo conhecer melhor a sua saúde financeira e evitar situações de risco. Negócios que se preparam com base em informação tomam as melhores decisões que fortalecem a estratégia.
Precificação e competitividade
Como falamos, uma gestão mais completa dos custos possibilita identificar pontos a serem otimizados e que impactarão a no preço final do produto. Com preços adequados e de acordo com o mercado, a sua competitividade também será maior.
Queda nos gastos
Outra vantagem da gestão estratégica de custos é que ela permite uma visão geral dos desperdícios e dos gastos que podem ser reduzidos em todos os setores sem comprometer a operação e a qualidade dos produtos e serviços.
Aumento da lucratividade
Finalmente, o aumento da lucratividade é um grande motivo pelo qual sua empresa deveria fazer a gestão estratégica de custos. A partir de todas as análises, reduções e otimizações é possível diminuir os gastos desnecessários com a produção e agregar valor ao preço final do seu produto. Dessa forma, aumentando o lucro recebido.
Quais são os principais tipos de custo?
Para realizar a gestão de custos é necessário entender quais são os principais tipos de custos que podem aparecer no gerenciamento de uma empresa.
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Custo direto: são os custos relacionados ao processo de produção em si, como insumos, matéria-prima e mão de obra dos colaboradores.
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Custos indiretos: são aqueles que não estão diretamente ligados à produção, mas que são fundamentais para o funcionamento da empresa. Podemos citar como exemplos, a manutenção de equipamentos, aluguel do espaço, internet, luz, etc.
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Custos fixos: são os gastos que não variam de acordo com a produção.
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Custos variáveis: são gastos que variam conforme a produção, podendo aumentar ou diminuir.
Como fazer a gestão estratégica de custo em apenas 5 passos
Agora que você já sabe tudo sobre gestão estratégica de custos, tá na hora de aprender a fazer na sua empresa. O processo é fácil e pode ser feito em apenas 5 passos, mas é importante ficar atento em todas as etapas para não cometer erros.
1- Mapeamento dos custos
A primeira etapa que deve ser feita na gestão estratégica é o levantamento de todos os custos da empresa, considerando todas as categorias de custos que listamos anteriormente: os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
É extremamente importante incluir todos os gastos da empresa, mesmo aqueles que podem parecer não ser tão relevantes. Para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis e você consiga usufruir dos benefícios da gestão estratégica, é essencial que a coleta dos dados seja feita sem arredondamentos, preservando o real valor dos gastos.
2- Benchmarking
Você sabe o que é benchmarking? É o nome dado ao processo de realizar uma avaliação comparativa entre as opções do mercado. Isso é feito com o objetivo de entender o cenário mercadológico em que sua empresa está inserida e identificar pontos que podem ser melhorados para que sua empresa tenha um posicionamento melhor.
Esse processo permite que você identifique ações e práticas comuns entre seus concorrentes e mostrando os pontos fortes e fracos seus e de cada concorrente analisado. Fazendo esse procedimento, você conquistará melhores prazos, diminuirá custos, garantirá mais competitividade de mercado e qualidade no produto.
Outra prática que pode ser incluída na pesquisa de comparativa de mercado é a estimativa de custos da concorrência.
3- Faça análise dos resultados
O terceiro passo da gestão estratégica de custos é fazer uma análise dos resultados. Para isso, você pode verificar como está o desempenho do seu negócio e estabelecendo comparativos e cruzando dados coletados.
Identifique todos os custos necessários à produção, como os gatos com matéria-prima e consumo de energia elétrica, e compare com os lucros gerados ao final desse processo.
Nessa avaliação torna-se necessário que esteja claro o quanto é investido em cada item e processo, só assim você terá em mãos um dado real sobre os lucros, considerando todos os setores da empresa e suas respectivas despesas.
Nessa etapa a gestão estratégica de custos ajuda na identificação de problemas e permite que você encontre oportunidades para possíveis melhorias, além de influenciar diretamente no processo de tomada de decisão.
É nesta etapa que os gestores devem definir um objetivo a ser alcançado. Podemos citar alguns exemplos como, a diminuição de despesas, a eliminação de uma etapa do processo de produção que exige muito investimento ou simplesmente a melhoria da qualidade final do produto.
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4- Invista em planejamento
O quarto passo é o planejamento. A análise obtida anteriormente ajudará na criação de um plano de ação, que deve deixar claro o seu objetivo. Nesta etapa é fundamental que os gastos insuficientes, exatos ou superfaturados sejam identificados.
A partir da construção do planejamento será fácil visualizar quais ações devem ser tomadas a fim de alcançar o objetivo traçado.
5- Realize o controle de custos
Por fim, a última etapa da gestão estratégica de custos é realizar o acompanhamento dos planos de ação definido anteriormente para controlar as despesas.
Para isso, é necessário que seja documentado as alterações realizadas, procurando acompanhar os resultados gerados ao longo do tempo.
A partir disso, o ciclo da gestão estratégica de custos se inicia novamente, escolhendo novas melhorias a serem implementadas e acompanhando o progresso.
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